A sabedoria popular diz que, “de Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos”. No entanto, podemos afirmar que isso é uma declaração exagerada. Afinal de contas, se há algo em que os nuestros hermanos são exímios é na cozinha, e isso vê-se nos melhores restaurantes Espanhóis em Lisboa.
A culinária espanhola é tão variada quanto deliciosa, variando de região para região, das famosas tapas até à popular paelha. Se está em Lisboa, talvez não saiba que pode também ter acesso ao melhor da gastronomia espanhola. É que existem na capital portuguesa vários restaurantes espanhóis.
O difícil nem é tanto encontrá-los, mas antes saber qual escolher. Para o ajudar nessa demanda, elaborámos uma lista com os 7 melhores restaurantes de comida de Espanha na cidade de Lisboa (mas sem qualquer ordem específica).
Taberna Ibéria, Praça da Alegria, 66
A Taberna Ibérica situa-se na Praça da Alegria, um dos largos mais característicos da cidade de Lisboa, e é um dos restaurantes Espanhóis em Lisboa mais populares. Afinal de contas, aos fins-de-semana costuma apresentar espetáculos de danças sevilhanas, que ajudam a dar um colorido especial aos seus menus.
No entanto, este é um pouco mais ibérico do que realmente espanhol. O nome não deixa mentir. Desde a tábua de queijos ibéricos ao bacalhau com grão, encontra aqui o melhor dos sabores lusos e espanhóis. E o polvo à galega será aquele que melhor funde estas duas tradições, celebrando esta ligação tão antiga entre Portugal e Espanha.
Rubro, Rua Rodrigues Sampaio 33
O restaurante Rubro já existe há alguns anos na Rua Rodrigues Sampaio, paralela à Avenida da Liberdade, mas mais recentemente expandiu-se para a vila de Cascais. O que só prova o seu sucesso com a ementa espanhola.
Com uma decoração sofisticada, o Rubro junta conforto a um serviço de eleição e, claro, um menu de provar e pedir por mais. Além disso, a carta é bem eclética e variada, incluindo no preço. Desde o chuletón às plumas de porco preto, até ao presunto ibérico, os ovos rotos e, claro, as puntilitas fritas. Já em Cascais, o Rubro destaca-se pelo seu espaço exterior, ideal para dias de verão e noites amenas.
LX Grill, Avenida de Paris, 4 B
Quem vive em Lisboa e nunca encomendou comida no LX Grill que atire a primeira pedra. No entanto, desde que abriu num novo local, no Areeiro, que este restaurante ganhou uma nova vida. Tudo graças ao chef Martínez.
Agora, além do take away, o LX Grill é mesmo um dos melhores restaurantes em Lisboa para comer comida espanhola na capital lisboeta. As tapas e os petiscos ibéricos à base de presunto, queijos e outros enchidos são o destaque de uma carta, onde a carne é exclusivamente galega.
Canto das Tapas, Rua Mário Césariny, 3ª
O nome não deixa enganar: o Canto das Tapas é um restaurante Espanhol em Lisboa dedicado às tapas, os famosos petiscos castelhanos, que são ótimos para um final de tarde ou uma refeição com os amigos.
E aqui encontra um menu cheio de pratos típicos de nuestros hermanos: a sopa fria de tomate (que se chama salmorejo), a tortilha, os ovos rotos e, claro, o quero e o presunto ibérico. Além disso, o Canto das Tapas tem uma esplanada longa, ideal para aquelas tardes depois da praia ou noites amenas, onde a comida ganha outro sabor ao ar livre.
Tapisco, Rua Dom Pedro, 81
O Tapisco é, provavelmente, um dos restaurantes mais famosos da cidade de Lisboa. Afinal de contas, é o espaço de Henrique Sá Pessoa, um dos chefs nacionais mais conceituados. Aqui, a culinária espanhola funde-se com a portuguesa, criando o casamento perfeito.
Ovos rotos e batatas bravas, paelha, pata de porto preto e até ervilhas com chouriço de porco alentejano. Todas estas iguarias são alguns dos destaques do Tapisco, que se situa no centro de Lisboa, em localização privilegiada.
Casa Galega, Rua Costa Pinto, 126
A Casa Galega é um dos segredos mais bem guardados de Lisboa. Este pequeno restaurante situado no casco histórico de Paço de Arcos é uma casa de inspiração galega e basca, mas que acaba por se estender a toda as zonas de Espanha.
No entanto, nada bate a paelha valenciana, que é provavelmente a grande atracção da Casa Galega. É uma especialidade para duas pessoas e vale qualquer visita. Além disso, destaque ainda para a orelha de porco ibérico, os mexilhões à espanhola e a perdiz estufada. Aliás, agora que pensamos bem nisso, tudo no menu da Casa Galega merece o destaque.
Méson Andaluz, Travessa do Alecrim, 4
Se as tapas são a sua perdição, então nada como terminar esta lista com a Méson Andaluz, na Travessa do Alecrim. Esta “casa andaluz” é o restaurante de eleição para umas tapas em Lisboa, num final de tarde prolongado ou um jantar entre amigos.
O ideal é mesmo pedir vários pratos para partilhar. Os ovos rotos com azeite de trufa são um dos destaques, mas os pimentos pádron também não ficam atrás. Para algo mais consistente, a perna de cabrito com alegria com o cochinilho no forno são, talvez, as nossas sugestões.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment