Para o arranque da confeção da salada de orelheira, como é designada a orelheira cozida com molho verde, em certas regiões de Portugal, há que colocar as orelhas de porco numa panela com água a ferver e uma pitada de sal (água em quantidade suficiente para as cobrir) durante cerca de 45 minutos a 1 hora.
O ponto de cozedura depende de gosto para gosto, sendo o resultado mais ‘al dente’ atingido com menos estágio na água a ferver. De forma a reforçar o sabor há quem reforce a cozedura com uma cebola pequena cortada ao meio e dois dentes de alho esmagados. Uma folha de louro pode adicionar também, a gosto, nível adicional de sabor.
Atingida a cozedura deixe arrefecer para depois passar rapidamente pela grelha para secar o excesso de água da cozedura. Pincele com um pouco de azeite. Podemos utilizar uma chapa ou frigideira para o efeito.
Em processo separado pique cebola e uma das seguintes ervas aromáticas: salsa ou coentros para realizar o molho verde.
Finalizada a grelha das orelhas, podemos retalhar as mesmas em pequenos pedaços e reservar numa travessa com alguma profundidade para acomodar o molho verde. Cubra com a cebola e a salsa ou coentros preparados no passo anterior e tempere com azeite e vinagre a gosto..