Locais

10 Restaurantes chiques a visitar em Portugal

Não existe propriamente uma fórmula ou uma receita específica que determinem o que é um restaurante de luxo, mas antes uma série de características únicas que se mostram sempre em restaurantes chiques.

Uma particularidade é comum a todos eles: a cozinha de autor, em que chefs conceituados reinventam pratos tradicionais e os transformam em receitas de prestígio adoradas por todos os que experimentam.

Aliado a isso, os restaurantes chiques procuram oferecer um serviço de alta qualidade, uma decoração sofisticada, uma localização privilegiada e tudo aquilo que os possam tornam únicos. Porque um restaurante de luxo não deve ser apenas chique, deve também possibilitar uma experiência única, completamente diferente daquela que experienciamos quando vamos a um restaurante tradicional.

Restaurantes chiques a não perder em Portugal


Portugal tem cada vez mais restaurantes de luxo que se destacam entre si por todas estas características, oferecendo uma experiência gastronómica – e não só –  absolutamente ímpar. 

Estão espalhados por todo o território nacional e oferecem uma viagem de sabores e paladares completamente inesquecível. Confira de seguida os restaurantes mais chiques a visitar em Portugal.

Euskalduna, no Porto

É um dos mais recentes restaurantes nacionais a integrar o restrito lote das casas com uma estrela Michelin, se bem que há muito tempo que se falava dessa possibilidade. 

O Euskalduna, na Rua de Santo Ildefonso, é um dos restaurantes mais chiques do porto, apesar de ir beber muita da sua inspiração a Espanha e, mais propriamente, ao País Basco – daí o seu nome. Isso deve-se ao facto de ter sido aí que o chef Vasco Coelho Santos fez grande parte da sua formação. 

È um restaurante muito particular, com um amplo balcão, que não renuncia aos ingredientes mais fracos do dia, para oferecer um sem número de surpresas aos seus clientes, o que faz de cada ida ao Euskalduna uma experiência única.

Encanto, em Lisboa

O Encanto, situado na Rua Castilho, em Lisboa, é o novo restaurante do famoso chef José Avillez, gerido pelo chef residente João Diogo Formiga. Tem como particularidade ser um restaurante exclusivamente vegetariano

Aqui, não há qualquer tipo de ingrediente de origem animal. O restaurante está aberto apenas desde o início de 2022, mas já conquistou um lugar na cozinha lisboeta e nacional, incluindo mesmo uma estrela Michelin. 

É ainda um restaurante onde se destaca a carta das bebidas, com os seus vinhos biológicos, uma oferta ampla de chás e, claro, as tão em voga cervejas artesanais. É um dos restaurantes chiques a não perder.

Casa de Chá de Boa Nova, em Leça


A Casa de Chá da Boa Nova, situada junto ao mar em Leça da Palmeira, é um dos edifícios mais irónicos, projectado por um jovem Siza Vieira. E é também um dos poucos restaurantes portugueses com duas estrelas Michelin. 

Este luxuoso restaurante, além da arquitectura de excepção e a localização privilegiada, sobre o mar, oferece ainda uma experiência gastronómica acima da média, cortesia do chef Rui Paula. 

Alma, em Lisboa


Juntamente com José Avillez, Henrique Sá Pessoa é provavelmente o mais popular dos chefs nacionais na actualidade. É ele que está à frente do Alma, um restaurante localizado no coração e Lisboa, em pleno Chiado, para onde se mudou depois de alguns anos em Santos. 

O Alma, que é também um dos restaurantes mais caros de Lisboa, começa logo a destacar-se pela sua decoração e estilo sofisticado, projectado pelo arquitecto Tiago Silva Dias, mas é na comida que faz toda a diferença. 

Não é por acaso que o Alma tem duas estrelas Michelin. Com menus de degustação de 145 euros, é um restaurante único, para ocasiões ainda mais especiais.

Ocean, em Porches


O Algarve é uma região especialista no turismo e na arte de bem receber. Não admira portanto que tenha também alguns dos melhores e mais especiais restaurantes de todo o território nacional. 

O Ocean é um deles, provavelmente um dos restaurantes mais chiques de todo o Algarve. Situado em Alporchinhos, Porches, o Ocean é gerido pelo chef austríaco Hans Neuer que, em 2011, se tornou num dos mais jovens cozinheiros do mundo a receber uma estrela Michelin, a mais alta distinção do género. O reconhecimento é mais do que merecido, num restaurante altamente luxuoso, situado no Vila Vita Parc Resort & Spa. 

Il Gallo D’Oro, no Funchal

A Madeira ganhou muito justamente o cognome de Pérola do Atlântico, graças às suas paisagens exóticas, cheias de cor, cheiros e texturas tropicais. O que nem sempre se fala é de que é também na ilha que se situa um dos grandes restaurantes portugueses. 

Falamos do Il Gallo d’Oro, situado no Cliff Bay Hotel. À sua frente está o chef francês Benoît Sinthon, que se mudou para Portugal em 2004. Desde então conquistou uma reputação inabalável, com um serviço infalível e um menu de degustação de comer e chorar por mais.

Mesa de Lemos, em Viseu

Os restaurantes chiques de Portugal não estão apenas em Lisboa e no Porto ou nas zonas mais turísticas, como seria de esperar. Em Viseu, por exemplo, situa-se o Mesa de Lemos, um dos locais que não podíamos de deixar de destacar numa lista como esta. 

Aliás, o Mesa de Lemos tem mesmo uma estrela Michelin, uma das poucas situadas no interior do país. O responsável por tal conquista é o chef Diogo Rocha, se bem que, na verdade, é a sua comida a razão do sucesso. 

Vistas, em Sesmarias

O chef Rui Silvestre tem uma reputação que o precede. Fez carreira no famoso Bon Bon, um luxuoso restaurante situado no Carvoeiro antes de se mudar de armas e bagagens para o Vistas, o restaurante do hotel Monte Rei Golf & Country Club, em Sesmarias.

O Algarve é uma região pródiga em restaurantes luxuosos deste género, onde o serviço é impecável e o menu de degustação altamente sofisticado. Muitas vezes o preço não é adequado à realidade nacional, mas uma vez não são vezes.

G Pousada, em Bragança

Situado em plenos Trás-os-Montes, o G Pousada é um restaurante que prova que Portugal é muito mais do que os grandes centos urbanos no litoral. Os responsáveis são os irmãos Óscar e António Gonçalves, que colocaram a região no mapa da cozinha de autor e do fine dining. 

O G Pousada tem mesmo uma estrela Michelin, graças às suas propostas criativas e de excepção. Ou seja, é um restaurante que ajuda a convencer a descobrir outras zonas do país além as mais evidentes.

Largo do Paço, em Amarante

Existem restaurantes que se destacam dos demais desde logo pela sua localização privilegiada. No caso do Largo do Paço, o seu segredo é o edifício icónico e de alto valor histórico onde está instalado. 

Falamos do Hotel da Casa da Calçada, em Amarante, onde se situa um dos mais luxuosos e choques restantes do país. Pela casa têm passado vários chefs de renome e com provas dadas na alta cozinha portuguesa, como Ricardo Costa ou Vítor Matos, e hoje é liderado por Tiago Bonito. 

O Largo do Paço nunca se conformou em ser apenas um espaço único e oferece um das grandes experiências gastronómicas do nosso país.

Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Odisseias Logo

Add Comment

Clique para comentar

Restaurantes

  • Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários […]
  • A vila de Tires, situada no concelho de Cascais, é uma das zonas da Área […]
  • O restaurante marisqueira Proa ficava em frente às praias de Matosinhos-Sul e foi […]
  • abrigo da montanha
    ABRIGO DA MONTANHA O restaurante faz parte de uma estalagem com o mesmo nome, numa […]