Restaurantes

Conheça os restaurantes mais caros de Lisboa

É certo que nem sempre o preço é sinónimo de qualidade, mas na verdade é quase sempre um bom indicador. Afinal de contas o preço costuma estar relacionado com a qualidade do serviço, logo os restaurantes mais caros de Lisboa assume-se, muitas vezes, serem também os melhores.

Lisboa, como a capital europeia que é, tem uma larga e variada oferta de restaurantes. Tal como é possível encontrar nas ruas lisboetas restaurantes dedicados a gastronomia de praticamente os quatro cantos do mundo, também a oferta é para todas as bolsas.

Feitoria

Existem mais de 30 estrelas Michelin em Portugal e algumas delas encontram-se em Lisboa. É o caso do Feitoria, um restaurante de cozinha de autor distinguido com essa distinção desde 2011. A estrela Michelin do Feitoria premeia a atmosfera e decoração sofisticada e elegante da casa, com um ambiente acolhedor e personalizado, que evoca a época dos Descobrimentos e todos os seus valores: a aventura e o conhecimento desses tempos.

Liderado pelo Chef João Rodrigues, o Feitoria é um restaurante que cruza a gastronomia nacional com os sabores do mundo, oferecendo vários menus de degustação e até uma opção vegetariana para todos aqueles que dispensam a carne na sua dieta. Situado no Altis Belém Hotel & Spa, na Doca do Bom Sucesso, o Feitoria tem menus a partir de 45 euros por pessoa.

Eleven

O Eleven é outro dos restaurantes lisboetas com uma estrela Michelin e que é um dos mais caros não só da capital, mas de todo o país. Liderado pelo Chef Joachim Koerper, é um restaurante que preza os produtos mais frescos do momento e que, por isso, só utiliza os produtos próprios da estação, fugindo um pouco aos princípios da globalização.

Situado no coração do Parque Eduardo VII, em comunhão com a cidade e com a natureza, o Eleven tem vários menus de degustação, com destaque para o que tem a trufa preta como ingrediente principal e que é o mais caro da lista: 198 euros por pessoa. No entanto, quem vai uma vez promete regressar, já que a experiência gastronómica é única e sempre irrepetível.

Gambrinus

O Gambrinus é um dos mais famosos restaurantes de Lisboa e uma autêntica instituição da vida cultural da cidade. Com mais de 80 anos de história e trabalho interrupto, o Gambrinus é conhecido pela clientela eclética, sendo famosas as histórias de que, no tempo da Outra Senhora, conviviam ao balcão inspetores da Pide e membros do Partido Comunista na clandestinidade.

Situado numa das mais emblemáticas ruas da cidade, a Rua das Portas de Santo Antão – paredes meias com o Coliseu dos Recreios -, é também paragem obrigatória para muitas celebridades do jet set nacional. Não admira, tendo em conta a qualidade do seu serviço e do seu menu, que combina a gastronomia tradicional portuguesa com destaque para os produtos do mar.

Uma refeição no Gambrinus custa em média 70 euros por pessoa, já a contar com o vinho, que é aqui quase obrigatório a acompanhar a refeição.

Belcanto

O Belcanto é outro restaurante que faz parte da vida cultural da cidade, mas que teve a particularidade de ganhar uma segunda vida pela mão do Chef José Avillez. Este, que é um dos chefs nacionais mais populares e reconhecidos tanto dentro como fora de portas, assumiu o Belcanto em 212 e rapidamente se assumiu como um dos restaurantes de referência de Lisboa.

De tal forma que, apenas dois anos depois, conquistou uma segunda estrela Michelin. E, um ano depois, foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do mundo, pela prestigiada publicação “The World’s 50 Bem Restaurants List”. Isso obrigou o Belcanto a mudar-se para um local maior, situando-se agora na Rua Serpa Pinto, onde o Chef José Avillez continua a dar asas ao seu génio criativo e a redefinir aquilo que se convencionou chamar de “nova cozinha portuguesa”.

 Por entre os menus de degustação e pratos clássicos, uma refeição no Belcanto pode rondar os 150 euros em média por pessoa.

Palácio Chiado

Se há restaurantes cujo espaço vale de todo uma visita é o Palácio Chiado. Como o próprio nome indica, este restaurante situa-se no antigo palácio Quintela, na Rua do Alecrim, aquela que foi a antiga sede do IADE e que, entretanto, foi renovado e rebatizado.

É fácil ficar apaixonado pelo espaço e pela decoração arrojada, que funde o passado e a tradição com o futuro, o cosmopolitismo e o modernismo. Assim é também o seu menu, que procura refletir esta “extravagante fuga ao banal”, nas palavras do próprio.

O restaurante Palácio Chiado está dividido em seis espaços distintos de restauração de alta cozinha, dois bares e ainda uma confeitaria. O preço é, por isso, muito variado, podendo ir dos 15 euros para uma refeição ligeira até aos 55 euros no restaurante Suchic, o mais sofisticado de todo o Palácio Chiado.

Bistrô4

Os sistros são pequenos restaurantes onde são servidas bebidas, café, petiscos e refeições simples a preços acessíveis, que se tornaram muito populares em França, durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, o conceito de bistronomia foi um pouco redefinido e consiste na fusão dessa ideia de bistre com a alta cozinha, resultando numa gastronomia de qualidade acima da média a um preço mais acessível.

O Bistrô4, situado no Hotel PortoBay Liberdade, segue estes mandamentos, num ambiente descontraído, onde a comida é a estrela. O restaurante tem a orientação do Chef Benoit Sinthon, em parceria com o Chef João Espírito Santo. É tão conhecido pelas suas “tapas à portuguesa” quanto pelo popular pátio circundado por oliveiras e limoeiros, que é perfeito para um dia quente de verão. O preço médio de uma refeição no Bistrô4 situa-se nos 30 euros por pessoa.

Akla

O Akla é um restaurante que tem crescido e ganhado a sua posição na rota gastronómica de Lisboa traças ao trabalho superior do Chef Eddy Melo. Situado na Rua Castilho, o Akla disponibiliza um espaço amplo com uma decoração moderna, que não renega à tradição lusa, mas sem deixar de ter os olhos colocados no horizonte e no cosmpolismo.

Por isso, o seu menu reflete esses valores, fundindo a gastronomia nacional com uma seleção e sabores exóticos de outras latitudes. Além disso, o Akla orgulha-se de apenas utilizar ingredientes locais e frescos, adquiridos a produtores da zona. Destaque para todos os pratos confecionados no forno Josper, que é único nos restaurantes lisboetas. Aqui, uma refeição custa em média 40 euros por pessoa.

Sítio

Para quem acha que os restaurantes de luxo são sempre herméticos e assépticos, o Sítio está aí para quebrar todas as regras. No Sítio, um restaurante virado pra o pátio do hotel Valverde, existem noites de fado todas as terças-feiras e sábados, assim como brunch com jazz ao vivo ao domingo.

É, por isso, um espaço em que a tradição e a modernidade se cruzam de forma perfeita e em equilíbrio, projetando-se na decoração e na carta. Com uma cozinha de autor e de alta qualidade, o restaurante Sítio é também um dos mais caros da capital portuguesa, onde uma refeição custa em média 30 euros por pessoa.

Alma

Henrique Sá Pessoa é outro dos nomes obrigatórios de quando se fala de cozinha em Portugal. O Chef é um dos mais reconhecidos e premiados em Portugal e é também a face do Alma, o restaurante que abriu em 2016.

Pouco depois, o Alma foi distinguido com uma estrela Michelin, após conquistar enorme sucesso entre os especialistas e críticos gastronómicos. Hoje em dia, é um dos pontas-de-lança titulares daquilo que se convencionou chamar como “a nova cozinha portuguesa”, num espaço que se destaca também pela elegância e estilo sofisticados.

Em média, uma refeição no Alma custa 75 euros por pessoa, mas certos menus podem fazer disparar a carteira para valores bem mais elevados.

Villa Tamariz Beach Club

É certo que não fica exactamente em Lisboa, mas é impossível fechar esta lista dos restaurantes mais caros de Lisboa sem mencionar o Villa Tamariz Beach Club, o exclusivo restaurante localizado na costa do Estoril.

O Villa Tamariz Utopia é o restaurante e bar, com zona lounge, deste Beach Club sofisticado e de luxo, com uma vista de cortar a respiração de frente para o mar. O restaurante tem uma carta que percorre toda a América Central e do Sul, mas sem perder a identidade nacional.

É um local muito procurado por celebridades, executivos e homens de negócios, mas também por casais que procuram um refúgio único e inesquecível. As refeições podem ser feitas aqui a partir dos 40 euros por pessoa, fora as bebidas.

Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Odisseias Logo

Add Comment

Clique para comentar

Restaurantes

  • Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários […]
  • A vila de Tires, situada no concelho de Cascais, é uma das zonas da Área […]
  • O restaurante marisqueira Proa ficava em frente às praias de Matosinhos-Sul e foi […]
  • abrigo da montanha
    ABRIGO DA MONTANHA O restaurante faz parte de uma estalagem com o mesmo nome, numa […]