Locais

Restaurantes na Afurada: onde comer bem

A Afurada – ou melhor, São Pedro da Afurada, para ser mais exato – é provavelmente a mais pitoresca zona de toda a área do Grande Porto. Situada na margem norte do rio Douro, no concelho de Gaia, esta é uma pequena freguesia costeira, de tradição piscatória, e que nos últimos anos se tem rendido ao turismo em parte graças aos melhores restaurantes da Afurada. É uma zona de boa comida, onde o peixe fresco (e o marisco também) é o rei.

Há muito mais para fazer em São Pedro da Afurada, um pequeno tesouro que tem vindo a ser descoberto aos poucos e poucos nos últimos anos. No entanto, é à mesa que se tem os melhores serões nesta zona do norte do país. Para descobrir onde ir e onde melhor comer na Afurada, preparámos este pequeno guia, com tudo o que precisa de saber acerca dos melhores restaurantes da freguesia.

Taberna de São Pedro, Rua Costa Goodolfim, 42

Em terra de pescadores é difícil não comer e beber bem. A Taberna de São Pedro é uma prova viva dessa máxima. Com uma tradição de cerca de três dezenas de anos a servir o melhor peixe local, a Taberna de São Pedro é um dos mais concorridos e procurados restaurantes da Afurada, o que faz com que às vezes seja difícil conseguir mesa livre.

É por isso que, ao espaço original, foi acrescentada uma nova sala para mais algumas mesas. O peixe grelhado, como não poderia deixar de ser, é a estrela do menu. Chega ao restaurante fresco, pela mão dos próprios pescadores, e pode ser escolhido ali mesmo, no local.

A broa, a batata cozida, a salada mista e o vinho branco, bem fresco como se pede no verão, criam a atmosfera perfeita, neste restaurante à beira do Douro, que faz com que cada refeição seja uma experiência única.

Leia também: 11 Melhores restaurantes à beira-mar que tem de experimentar

Restaurante Vapor, Rua da Praia 39

O Restaurante Vapor é outra das melhores instituições gastronómicas da Afurada. Situado em plena rua da Praia, com uma localização privilegiada, o Vapor é uma casa sobretudo de peixe, mas também de carnes na grelha. Restaurante popular, para toda a família, mas também para grupos ou mesmo para refeições rápidas, oferece boa comida ao melhor preço, o que faz com que a sua relação entre custo e benefício seja uma das mais apelativas de toda a zona da Afurada.

O serviço é igualmente rápido, prático e eficiente, sem deixar de ser personalizado, o que faz com que, mesmo que a casa esteja cheia, nunca se sinta perdido ou demorado. Um daqueles restaurantes que nunca falha e que oferece exatamente aquilo que promete.

Casa do Pescador, Rua Vasco da Gama 16

O nome é tão apelativo quanto convidativo: a Casa do Pescador é um dos restaurantes mais pitorescos da zona da Afurada. Com uma decoração tradicional, onde não faltam as referências a Futebol Clube do Porto, a Casa do Pescador cruza tradição e história com contemporaneidade, provando que ambas podem coexistir de forma equilibrada e perfeita.

Contudo, o melhor que a Casa do Pescador tem para oferecer é mesmo a comida. O peixe e o marisco são as estrelas da companhia, num cardápio que, no verão, acrescenta as famosas sardinhas grelhadas. A esplanada pode não ser a mais convidativa da Afurada, mas não é por isso que a Casa do Pescador deixa de ser um restaurante a aconselhar e a visitar.

Forneira de São Pedro, Rua Doutor Eduardo de Matos 84

Ir à Afurada e não comer peixe é mais ou menos como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Mas é verdade que nem toda a gente gosta de peixe e até há quem não o possa comer, por ser alérgico. Se é esse o seu caso – ou se procura simplesmente algo diferente – então fique a saber que a Afurada também tem mais para oferecer.

 É o caso a Forneria de São Pedro, uma pizzaria de pizzas de massa fina feitas em carvão de lenha que são bem recomendáveis. Mas não só. O menu tem ainda outras especialidades italianas, como a foccacia, e algumas surpresas como a tibornada de bacalhau acompanhada de broa e queijo e, especialmente a moqueca de camarão, que pessoalmente é a nossa favorita.

Pode interessar: 10 Restaurantes chiques a visitar em Portugal

Armazém do Peixe, Rua 27 de Fevereiro

Apesar de ser relativamente jovem na zona, o Armazém do Peixe já conquistou o seu espaço, não só a Afurada, mas mesmo em toda a zona do Grande Porto. Afinal de contas, estamos a falar de uma casa moderna e sofisticada, que presta tributo às tradições locais e honra o passado piscatório da Afurada. O edifício é amo e airoso, inundado por luz natural, onde apetece estar. Além disso, tem ainda um jardim aos ar livre, ideal para tomar uma bebida de entrada.

À mesa, o peixe e o marisco ganham um toque de excelência: do fiel amigo às sardinhas, do marisco ao polvo, o Armazém do Peixe apresenta frescor, aroma, mar e boa companhia, com um serviço de alta qualidade.

Contramaré Afurada, Praceta de São Pedro 31

O Contramaré Afurada apresenta-se como um espaço único na Afurada. E a verdade é que poucos têm a localização privilegiada desta casa, bem no coração da antiga vila piscatória, com vista para o Douro e com uma óptima oferta gastronómica.

No menu encontra vários mariscos para petiscar, mas também muito peixe fresco: robalo, dourada, usadinhas e até o salmão, já para não falar do bacalhau, do polvo, do camarão, das lulinhas e, a especialidade da casa, o arroz de marisco à Contramaré. E até há o bife à casa para quem não gosta de peixe. O Contramaré Afurada é um restaurante mais recatado, para quem procura um espaço mais privado e tranquilo, à beira-mar plantado.

Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Odisseias Logo

Add Comment

Clique para comentar

Restaurantes

  • Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários […]
  • A vila de Tires, situada no concelho de Cascais, é uma das zonas da Área […]
  • O restaurante marisqueira Proa ficava em frente às praias de Matosinhos-Sul e foi […]
  • abrigo da montanha
    ABRIGO DA MONTANHA O restaurante faz parte de uma estalagem com o mesmo nome, numa […]