Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários quilómetros, do oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo. Tudo isso oferece-lhe uma diversidade de território espetacular, que nos últimos anos têm sido descobertos pelos turistas e visitantes de todo o mundo que vêm, também, apreciar os melhores restaurantes à beira-mar.
Outro dos tesouros de Portugal é a sua gastronomia. Com base na dieta mediterrânea, Portugal tem ainda uma cozinha muito variada, que beneficia grandemente do acesso aos produtos mais frescos, tanto da terra como do mar. E é essa combinação perfeita entre a posição geográfica privilegiada e a culinária acima da média que acaba por apaixonar os muitos visitantes que passam pelas terras lusas.
Quando a costa e a praia se cruzam com um bom restaurante, está criada a equação perfeita. Portugal tem vários restaurantes à beira-mar que são do melhor que o país tem para oferecer. Dizemos-lhe nas linhas seguintes quais são os melhores da atualidade na nossa modesta opinião.
Esplanada das Furnas, Erieira
Lisboa não tem exatamente uma praia, mas fica a poucos minutos de distância de várias que são das melhores de toda a Europa. Apesar de restaurantes à beira-mar não estarem entre os mais caros de Lisboa, não ficam atrás em qualidade. Comecemos então por falar de uma das mais especiais de todas: a Ericeira.
É aqui, a cerca de meia hora de Lisboa, que se situa a Esplanada das Furnas, um restaurante que está literalmente em cima do mar. De tal forma que já aconteceu ter de ser evacuado em dias de mau tempo. Os janelões panorâmicos abrem-se para o oceano Atlântico e é quase como dar um mergulho no mar. A decoração náutica dá o toque final neste restaurante sofisticado, onde o peixe é fresco e pode ser escolhido ali mesmo, à entrada, para saltar imediatamente para a grelha.
Golfinho Azul, Ericeira
O golfinho pode ser o símbolo de Setúbal, mas é também na Ericeira que se situa o Golfinho Azul, um dos melhores restaurantes à beira-mar de Portugal. Remodelado em 2016, o restaurante ganhou nova vida, com uma carta mais ambiciosa e moderna, onde a tradição casa com o cosmopolitismo.
No entanto, é a vista panorâmica sobre a praia de São Lourenço que é o grande atrativo da casa. Infelizmente, a esplanada não consegue dar resposta à enorme procura e, por isso, recomenda-se uma reserva atempada. Especialmente em dias de bom tempo, que é quando o Golfinho Azul é mais procurado.
O Búzio, Sintra
Sintra é um destino turístico de eleição, com alguns dos monumentos mais visitados em todo o território português. E é também onde se localiza um dos melhores restaurantes à beira-mar de Portugal: O Búzio. Este é uma instituição da gastronomia nacional, servindo à mesa há mais de meio século, tendo já sido cervejaria antes de se tornar restaurante.
No entanto, é a sua localização privilegiada que começa por fazer toda a diferença. É que O Búzio é uma casa espaçosa, aberta para o areal e para o mar, que permite esquecer toda a confusão da cidade e as preocupações do dia-a-dia. Se a isso juntarmos um menu com o marisco mais fresco do dia, do mexilhão às amêijoas, passando pela cataplana e pelas açordas, o resultado é de comer e chorar por mais.
Bar dos Gémeos, Cascais
Cascais é outra das localidades à beira-mar privilegiadas, num Portugal costeiro de excelência. E é aqui que se situa o Bar dos Gémeos, provavelmente o mais popular dos bares de praia de Cascais.
É uma espécie de taberna tradicional, com bancos e mesas de madeira, que se debruça sobre o areal, com um menu ligeiro de petiscos, hambúrgueres e cachorros-quentes. É óptimo para complementar um dia de tarde ou para iniciar uma noite de festa. No entanto, atenção que o seu horário não se estende pela noite fora.
A Pastorinha, Carcavelos
Ainda na chamada linha, Carcavelos é outro dos destinos obrigatórios para quem procura a praia e o mar junto a Lisboa. E, em Carcavelos, se procura um restaurante à beira-mar, esse local só pode ser um: A Pastorinha. Este é um restaurante mítico, que faz já parte da paisagem.
Abriu porta nos anos 70 e mantém praticamente a mesma decoração, incluindo um piano no restaurante que lhe dá um ambiente único. O peixe, como não poderia deixar de ser, é a estrela da ementa, especialmente na grelha. Recomendamos a mista de peixe, que aproveita o que está mais fresco e que dá, à vontade, para quatro pessoas almoçarem. Um autêntico luxo.
Kailua, Costa da Caparica
De Lisboa saltamos para a Margem Sul do Tejo, mais propriamente para a Costa da Caparica. Esta praia, conhecida pelo surf e pelas ondas, é também a casa do Kailua, um restaurante-bar de praia que é também muito procurado para quem procura um casamento diferente.
É que o Kailua recria o ambiente insular paradisíaco das Caraíbas, com as palmeiras, sombrinhas de palhinha e os cocktail refrescantes, completamente virados para o mar. A isto alia ainda um menu de eleição, com destaque para o marisco, mas também para opções mais acessíveis, como os hambúrgueres ou as saladas.
Leblon, Costa da Caparica
O Leblon é um dos bairros mais sofisticados do Rio de Janeiro, mas é também um dos melhores bares de praia de Portugal. Situado na Costa da Caparica, o Leblon procura emular o espírito brasileiro, com a esplanada sobre a areia de bancos de madeira e sombrinhas de palha.
Mas é o menu que o tornam diferente dos outros bares de praia que se estendem pelo areal da Costa da Caparica. Saladas, marisco e, de inverno, um cozido à portuguesa em formato bufete que atrai visitantes de todos os pontos, são um clássico do Leblon.
Bar do Peixe, Sesimbra
Começou por ser uma espécie de barracão, que servia bom peixe grelhado. Depois cresceu e transformou-se num sofisticado restaurante à beira-mar que serve bom peixe grelhado. O Bar do Peixe situa-se na praia do Meco, em Sesimbra, e o seu nome dispensa apresentações.
Com um deck de madeira construído sobre a areia e virado para o melhor pôr-de-sol possível (o sol põe-se de uma forma única nesta praia), o Bar do Peixe aproveita tudo o que o famoso mercado de Sesimbra tem para oferecer: dourada, salmonete e, claro, a sardinha, quando é tempo dela. Se juntar a isso um cocktail ou um gin tónico, o verão está salvo.
Comporta Café, Comporta
A Comporta é um pedaço de paraíso na Terra e quem já visitou sabe do que estamos a falar. E o Comporta Café é o principal local para comer e beber para quem visita a praia. A Comporta é uma praia de areal a perder de vista, aberto sobre ok Oceano Atlântico, onde os pores-do-sol são inesquecíveis. A esplanada do Comporta Café é o local ideal para terminar o dia ou para almoçar.
Os sunsets costumam ter um DJ ao vivo, mas é no almoço que está tudo o que desejamos: peixe fresco, grelhado ou cozinhado, chocos com tinta e até opção vegetariana para todos os que baniram a carne e o peixe da sua dieta.
Vila Foz, Porto
Para quem pensa que é apenas no sul que se situam os melhores restaurantes à beira-mar, o Vila Foz está aí para provar o contrário pois há também restaurantes no Porto de excelente qualidade. Situado no Hotel & Spa homónimo, este restaurante já foi distinguido inclusive com uma estrela Michelin, a maior distinção gastronómica mundial, o que diz muito do espaço. Refeições sofisticadas para paladares exigentes, o Vila Foz é um retiro único, numa oferta de restaurantes à beira-mar que, em Portugal, é de excelência.
Nhac Nhac, Porto
Uma pizzaria à beira-mar, com uma vista deslumbrante sobre o Rio Douro: é esta a receita do Nhac Nhac, um restaurante de destaque no que diz respeito à costa portuguesa. Liderado pelo Chef Hugo Hering, o Nhac Nhac disponibiliza uma sala espaçosa e elegante, ótima para grupos, mas também uma esplanada generosa, sobre o Douro. Para quem gosta de pizzas e massas, o Nhac Nhac é o local perfeito, com a vista ideal.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment