O frango é uma proteína extremamente versátil que combina com quase tudo o que lhe juntarmos. Nesta receita de frango com castanhas e cogumelos no forno juntamos dois acompanhamentos menos comuns por cá, mas que de qualquer forma continua a ser delicioso. As castanhas são bastante usadas por cá e fazem parte da nossa gastronomia.
É importante salientar que caso já tenha sobras de frango assado pode simplesmente passar para a parte do refogado que fazemos aqui e juntar o frango no final para absorver todo o sabor. Alternativamente, pode desfiar o frango e juntá-lo ao produto final em vez de ter pedaços inteiros no meio do refogado.

Frango com castanhas no forno
Ingredientes necessários
- 3 pedaços de frango
- 300 gr de cogumelos
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 1 raminho de tomilho
- 3 tomates maduros
- 1 dl de vinho branco
- 400 gr de castanhas congeladas
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Azeita a gosto
Modo de preparação
- Comece por reunir todos os ingredientes necessários para fazer o seu frango com castanhas no forno.
- Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Corte os tomates em tiras e pique o tomilho. Reserve.
- Lave bem os cogumelos e corte-os ao meio ou como preferir. Coloque um fio de azeite numa frigideira e leve-os ao lume até dourarem.
- Tempere bem os pedaços de frango e leve-os ao forno pré-aquecido a 180 C até ficarem cozinhados. Deixe mais 5 minutos a 220 C para tostarem por fora.
- Coloque a cebola e o alho numa panela a refogar. Quando a cebola dourar junte os tomates e o tomilho e misture bem.
- Junte as castanhas e o vinho branco, e tempere o refogado com sal e pimenta a gosto. Tape e deixe cozinhar em lume brando durante algum tempo.
- Junte os cogumelos e o frango e mexa tudo muito bem.
Caso não tenha cogumelos para fazer esta receita não há problema e pode simplesmente passá-los à frente. Aconselhamos sempre o uso de cogumelos frescos por terem um sabor mais rico quando cozinhados do que os cogumelos enlatados. Para um sabor ainda mais rico pode ainda usar enchidos no refogado.