Apesar de existirem espaços com bastante fama e movimento que têm de ser experienciados uma vez na vida, há sempre quem procure restaurantes aconchegantes para fazer as suas refeições sem grandes preocupações.
Fugir à multidão, relaxar sobre uma boa refeição, e redescobrir uma calma que há tempos se perdeu são algumas das melhores razões para frequentar restaurantes aconchegantes. Um bom ambiente e um aconchego igual ao de casa são fatores que os determinam, além de traços rústicos e convidativos.
Reunimos neste artigo algumas propostas de restaurantes aconchegantes a frequentar tanto em Lisboa como no Porto e em outras áreas circundantes, para que possa ter uma refeição calma e aconchegante esteja onde estiver.
Restaurantes aconchegantes em Lisboa
Prado
Localização: Castelo de São Jorge
Prado é um restaurante da-horta-para-a-mesa de António Galapito, que só trabalha com gado e vegetação orgânica de produtores nacionais o que faz dele uma escolha bastante interessante para quem quer algo mais natural e vibrante.
O menu não é fixo e vai mudando conforme a época, o que significa que aqui tem sempre os produtos mais frescos e saborosos.
Alma
Localização: Chiado
O restaurante Alma fica no Chiado e tem duas estrelas Michelin. Não é o restaurante mais acessível mas tendo em conta que vem de Henrique Sá Pessoa só há uma expressão que o poderia vir a descrever e isso é ser aconchegante.
A cozinha do restaurante Alma é feita em formato fine dining e dá uma acentuada valorização ao prato- O menu de degustação tem um custo elevada mas aquece a Alma.
É um restaurante
Localização: Liberdade
O É um restaurante fechou há quase dois anos atrás para renovações que o tornaram um dos melhores restaurantes acolhedores. Localizado na zona da Liberdade/Príncipe Real, veio com uma carta renovada e uma missão de reinserção social dinâmica.
A dupla de Chefs que comanda o restaurante integra num projeto inovador potenciais formandos que são mias tarde devidamente integrados no mercado de trabalho.
Fortaleza do Guincho
Localização: Guincho
A Fortaleza do Guincho é um restaurante plantado à beira-mar com uma carta virada para o mar e assente na sazonalidade, que privilegia produtos locais e frescos que são de comer e de chorar por mais.
Um serão passado na Fortaleza do Guincho na hora certa e com a carta certa que certamente tem é um serão aconchegante e extremamente bem passado mesmo em qualquer altura do ano.
La Paparrucha
Localizaçáo: Liberdade
Para terminar a secção de restaurantes aconchegantes em Lisboa temos o La Paparrucha, na zona da Liberdade. Este é um dos restaurantes mais antigos de Lisboa e tem uma vista difícil de se bater com um bom miradouro de luxo.
Foi um dos primeiros restaurantes argentinos especializados em carne deliciosa na cidade, e mantém-se desde então um dos locais mais confortáveis para se comer.
Arkhe
Localização: Grande Lisboa
Arkhe é um restaurante vegetariano na zona da Grande Lisboa, com preços mais acessíveis que o Alma. O chef João Ricardo Alves idealizou cozinha vegetariana de autor para este estabelecimento, que se tem mantido fiel a esta visão.
A carta é também baseada nas estações do ano, mudando totalmente a cada três meses. Tem apenas algumas opções aconchegantes das quais pode escolher, mas que prometem não desiludir.
Cavalariça
Localização: Cais do Sodré
Localizado na zona da Comporta, o restaurante Cavalariça tem feito sucesso desde 2017 e continua a não desiludir quem escolhe por lá passar. Com uma cozinha bastante descontraída, torna-se aconchegante graças às delícias que por lá são servidas-
Também existe um restaurante Cavalariça no Cais do Sodré, com uma cozinha mais avançada e menus de degustação menos acessíveis mas perfeitos para relaxar numa zona nobre da capital.
Restaurantes aconchegantes no Porto
Astória
Localizaçáo: Aliados
Com um preço médio de €30, este restaurante na zona dos Aliados é um marco portuense que se tem vindo a tornar num dos mais afamados restaurantes da cidade, graças ao InterContinental que em 2011 transformou o palácio num hotel.
O Astória tem uma decoração muito aconchegante e uma vista sobre o centro do Porto que complementa o ambiente da zona na perfeição.
Casa de Pasto da Plameira
Localização: Foz do Douro
A Casa de Pasto da Palmeira, na Foz do Douro, tem várias características que o tornam num dos restaurantes aconchegantes que tem de experimentar na zona do Porto, incluindo a sua esplanada e as belas vistas que tem.
A decoração e o ambiente no restaurante permitem que os convidados se sintam em canta, com o preço a não ser nada demasiado puxado para o orçamento dos portugueses.
Casa da Eira
Localização: Trofa
Apesar de ser fora do centro do Porto, a Casa da Eira é um restaurante numa zona muito calma longe de toda a agitação da cidade, que só por isso faz dele um dos melhores restaurantes acolhedores da zona norte do nosso país.
O estabelecimento é muitas vezes usado para batizados e casamentos mesmo pelas suas características aconchegantes, além dos traços rústicos que o ajudam a destacar-se.
Barão de Fladgate
Localização: Vila Nova de Gaia
Em Vila Nova de Gaia encontramos o Barão de Fladgate, inserido numa das famosas caves de vinho do Porto, com uma das melhores vistas de toda a cidade e uma atmosfera que não se pode encontrar em mais lado nenhum.
Apesar de contar com gastronomia tradicional, este restaurante tem ainda alguns pratos de autor para quem quiser provar algo diferente. Além disto, destaca-se naturalmente a garrafeira do restaurante.
Memorial
Localização: Leça da Palmeira
Mais uma vez fora do centro do Porto – mas ainda assim no distrito – temos o restaurante Memorial em Matosinhos. O Memorial fica à beira do mar e tem um interior aconchegante e desenvolvido para criar um ambiente calmo e relaxante.
O restaurante destaca no seu menu sabores mediterrâneos com forte destaque para os pratos de peixe, em parte pela sua localização e pela frescura do que se encontra nesta zona.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment