Locais

Melhores restaurantes para comer sardinhas em Portugal: opções que deve considerar

A sardinha assada é um dos pratos mais tradicionais de Portugal, apesar de ser sazonal. Apesar de poder chegar um pouco mais cedo, a sardinha começa a ser consumida em meados de Maio e prolonga-se até ao início de Outubro. É mais memorizar qual o seu período de acordo com o saber popular, que lembra que a sardinha só esta boa para consumo nos “meses sem a letra erre”.

A sardinha assada é assim um dos principais símbolos das celebrações dos santos populares, nomeadamente o Santo António em Lisboa e o São João no Porto, respectivos santos padroeiros dessas cidades. Contudo, estas podem ser encontradas em todas as cidades da costa portuguesa – e, hoje em dia, em praticamente todo o território nacional -, se bem que é nas cidades com portos piscatórios onde se situam alguns dos melhores restaurantes de peixe assado.

Para o ajudar nessa demanda pelas melhores sardinhas assadas do nosso país, criámos com os melhores restantes de Portugal onde este prato é imperdível. Sem qualquer ordem específica.

O Batareo, Setúbal – Rua das Fontaínhas, 64

Não podíamos começar esta lista de outra forma, ou não tivesse O Batareo já ter sido considerado em tempos o melhor restaurante de peixe do país. Não temos a certeza se essa distinção absoluta é inteiramente justa (não por desprimor para O Batareo, mas por respeito para com todos os outros restaurantes portugueses), mas seguramente que este é um dos melhores locais para comer peixe assado… no mundo.

 Situado no típico bairro das Fontaínhas, em Setúbal, O Batareo é a prova de que Setúbal é uma das cidades do nosso país onde melhor se come peixe. E ao preço mais competitivo!

Com uma esplanada sobre esse antigo bairro piscatório (e pitoresco) setubalense, O Batareo é perfeito para provar as sardinhas assadas, mas também os famosos salmonetes ou uma dourada de mar acabada de chegar pela mão dos próprios pescadores, que muitas vezes podemos encontrar a entregar o peixe fresco ao assador.

O Caldo Verde, Lisboa – Rua Esperança, 89/91

A sardinha pode ser um dos símbolos de Lisboa, mas a verdade é que não é fácil comer boas sardinhas assadas na capital. E tudo porque esta é uma armadilha para turistas muito fácil. Muitas vezes, pedir sardinhas assadas num restaurante lisboeta é estar a pedir sardinha pequena, magra ou demasiado assada.

Nada disso acontece n’O Caldo Verde, um dos melhores restaurantes lisboetas para provar sardinhas assadas. Assim que o verão chega, é montada a grelha no exterior do restaurante, dando o sinal de que a época está aberta.

E o melhor d’O Caldo Verde é que não são só as sardinhas que fazem a delícia da casa. Até a baba de camelo da sobremesa é de provar e chorar por mais.

Adega de Sines, Sines – Rua Gago Coutinho, 40

Atualmente, Sines pode ser mais conhecido pelo seu porto de águas profundas, mas a tradição piscatória continua a ser ainda muito profunda na cidade. E esta reflete-se na qualidade do seu peixe e dos seus restaurantes.

É bem no centro da vila, por trás do castelo, que se situa a Adega de Sines, provavelmente o melhor restaurante para comer sardinhas assadas em Sines e arredores. A sua decoração típica e tradicional perdura no tempo e ajuda a criar ambiente neste espaço emblemático da vila, onde o mais difícil é mesmo conseguir uma mesa vazia.

Por isso, é necessário ir bem cedo, até porque é nessa altura em que o peixe está mais fresco. Além disso, a Adega de Sines é também conhecida pelo seu frango assado, provando que a grelha é a especialidade desta casa.

Dona Barca, Portimão – Largo da Barca

O Algarve não é conhecido apenas pelas suas praias e pelo bom tempo; é também uma região onde se come bem, especialmente peixe e marisco. Por isso, quando chega a época da sardinha assada, o Algarve é também uma das zonas do país onde almoçar.

Em Portimão, o restaurante Dona Barca é um dos melhores locais de todo o Algarve para experimentar a sardinha assada. Com um atendimento personalizado e extremamente profissional, o Dona Barca junta bom peixe ao melhor preço, criando o ambiente perfeito para uma refeição inesquecível de sardinhas assadas.

No entanto, aproveite para começar com uma entrada de camarão ou amêijoas, ou não fosse o Dona Barca uma marisqueira muito recomendável também. E, claro, o medronho para digestivo é obrigatório em qualquer restaurante algarvio.

O Buraquinho, Porto – Praça dos Poveiros, 33

Durante o São João é quase obrigatório comer sardinhas assadas no Porto. Afinal de contas, é mais ou menos como ir ao Vaticano e não ver o Papa. Por isso, é importante saber onde nos dirigirmos. É que a oferta pode ser muita, mas nem sempre é a melhor.

Um dos melhores restaurantes para experimentar a sardinha assada na cidade portuense é O Buraquinho, casa com um nome muito apropriado, ou não se localizasse numa cave. É aqui que são servidos alguns dos melhores petiscos da cidade, mas também o melhor caldo verde. E, claro, as sardinhas assadas mais bem assadas de todo o Porto.

É certo que não fica na Ribeira, o típico bairro piscatório da cidade, mas O Buraquinho é o restaurante a experimentar assim que chega a época da sardinha assada. Ou não estivessem abertos ao público há quase 100 anos!

Restaurante Pires, Matosinhos – Rua São Pedro, 42/43

Quando falamos de sardinhas assadas no norte do país, lembramo-nos automaticamente da cidade no Porto. E, no entanto, é em Matosinhos que se encontram alguns dos melhores restaurantes de peixe assado da zona.

Talvez seja pela sua proximidade para com o porto de pesca. Por isso, quando falamos de Matosinhos e de peixe assado, é do Restaurante Pires que temos que falar obrigatoriamente. Afinal de contas, é como dizem os locais: comer sardinha assada só no Pires.

Esta é daquelas casas onde não há nada que enganar: assadas no ponto, servidas com pão e salada de pimentos e batata cozida… e uma vista de tirar o fôlego sobre a praia e o mar.

Estrela do Sado, Praias-Sado/Setúbal – Rua Principal das Praias do Sado, 295

A Mourisca é a zona de Setúbal onde se situa o estuário do Sado, a zona onde o mar e o rio se encontram e que é uma fonte de diversidade incrível, com golfinhos, flamingos e toda uma variedade de aves que fazem as delícias a todos os observadores da vida animal.

É aqui que se situa a Estrela do Sado, um dos segredos bem guardados da gastronomia setubalense. Localizado nas Praias-Sado, nos arredores da cidade e quase a chegar ao estuário, é um restaurante com uma decoração simples e eficaz, que deixa a comida falar por si.

O peixe é sempre fresco e, além das sardinhas, recomenda-se também o robalo, os salmonetes e os locais alcorrazes. Mas para os amantes da carne, há também a popular carne de porco à alentejana. O serviço é rápido e informal e a experiência no Estrela do Sado é das melhores que se pode ter no que diz respeito à relação entre preço e qualidade.

Os Bons Amigos, Odemira – Avenida Teófilo da Trindade, 11

A Costa Vicentina continua a ser um segredo bem guardado do nosso país. Apesar do aumento de visitantes, a zona ainda não soçobrou ao turismo massificado, mantendo a sua personalidade e carisma próprios.

Além disso, é uma zona de uma beleza natural única e, claro, de ótima comida. É em Odemira que se situa o restaurante Os Bons Amigos, uma das melhores casas para se comer na Costa Vicentina. Situado no centro da cidade, é uma típica casa portuguesa, com um menu eclético, entre o peixe e a carne.

Mas no verão, durante a época respetiva, são as sardinhas assadas as rainhas do menu. Boa qualidade ao melhor preço, Os Bons Amigos não deixam de fazer jus ao seu nome. É que, afinal de contas, é o espaço perfeito para refeições de grupo e de celebração da amizade.

O Telheiro, Aveiro – Largo da Praça do Peixe, 20/21

Quando falamos de Aveiro, a sardinha assada não é propriamente a primeira coisa que nos vem à cabeça. E, no entanto, é aqui que encontramos um dos melhores restaurantes de sardinhas assadas da costa portuguesa. Ou melhor, da sardinha grelhada, como aqui se diz.

O Telheiro é um restaurante aveirense, situado no muito apropriado Largo da Praça do Peixe, onde encontra o melhor polvo frito, bacalhau grelhado e o tamboril mais fresco da cidade. E, no verão, as melhores sardinhas grelhadas de Aveiro e arredores.

As doses são generosas e a decoração é agradável, o que o tornam numa casa ótima para refeições mais rápidas ou para jantares e almoços de grupo, mais formais ou informais. E, claro, para a sobremesa não deixe de provar os famosos ovos moles locais.

Farol de Cacilhas, Almada – Largo Alfredo Dinis, 1

Situada bem defronte para Lisboa, Cacilhas é uma das zonas mais especiais da margem sul, que nos últimos anos tem vindo a ser renovada e recuperada ao grande público. No Largo Alfredo Dinis, bem perto da fragata D. Fernando II, multiplicam-se os restaurantes, onde se come bem e barato. Mas é um pouco mais ao lado, sobre o rio Tejo, que se situa o Farol de Cacilhas, um dos melhores restaurantes da zona.

O marisco e o peixe, sempre fresco, são as estrelas do menu, que durante os meses de verão é abrilhantado pelas sardinhas assadas. Um dos trunfos da casa é a sua vista deslumbrante sobre o rio, que melhora qualquer refeição. Mas a comida, o serviço impecável e a decoração agradável fazem de qualquer visita a Cacilhas uma experiência a não perder.

Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Odisseias Logo

Add Comment

Clique para comentar

Restaurantes

  • Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários […]
  • A vila de Tires, situada no concelho de Cascais, é uma das zonas da Área […]
  • O restaurante marisqueira Proa ficava em frente às praias de Matosinhos-Sul e foi […]
  • abrigo da montanha
    ABRIGO DA MONTANHA O restaurante faz parte de uma estalagem com o mesmo nome, numa […]