Locais

Restaurantes de Porto Corvo: 7 opções que deve considerar

Porto Covo, um pequeno tesouro escondido na costa alentejana, é um refúgio que cativa os corações de todos os que procuram um local de férias sereno, tranquilo e belo, com a sua beleza intocada e charme pitoresco. Os melhores restaurantes de Porto Corvo são uma excelente adição a este refúgio.

Localizado entre falésias imponentes e o Atlântico azul-turquesa, esta vila piscatória tem as melhores praias douradas da Costa Vicentina, algumas enseadas secretas e um ambiente descontraído que oferece algumas experiências únicas.

Mas não só. Porto Covo é uma experiência sensorial que leva os visitantes a mergulhar imersivamente naquilo que é a essência única da cultura alentejana. E isso está directamente ligado também à comida e a toda a sua oferta gastronómica.

Afinal de contas, esta é uma jóia cheia de segredos, onde também se come bem e ao melhor preço. Para todos os que buscam a serenidade do oceano e a autenticidade da tradição portuguesa, Porto Novo é o destino ideal. E, por isso, compilámos numa só lista os melhores restaurantes onde parar durante uma visita à vila.

Zé Inácio, Rua Vasco da Gama, 38

Quando se fala dos melhores restaurantes e de Porto Corvo, a conversa vai invariavelmente para o Zé Inácio. Afinal de contas, esta é provavelmente a mais popular casa da vila, até porque é também uma das mais antigas da zona.

O Zé Inácio é um restaurante familiar que foi crescendo e que, actualmente, conquistou o seu lugar em Porto Covo por direito próprio. Uma decoração tradicional, serviço personalizado sem perder o profissionalismo e uma comida típica, de tacho, tão deliciosa que o vai fazer querer regressar sempre.

A massa de peixe e o polvo são duas das estrelas do menu, num restaurante onde pode ainda encomendar ara take away, o que pode ser uma boa ideia nos dias mais concorridos, onde se torna difícil arranjar mesa livre.

La Bella Vita, Rua Vasco da Gama, 8

Porto Covo pode ser uma antiga vila piscatória, onde o peixe e o marisco são quase obrigatórios em todas as mesas, mas também é possível encontrar aqui outro tipo de restaurantes.

O La Bella Vita, situado em pleno centro de Porto Covo, está aí para o provar: é uma pizzaria para todos os que amam comida italiana e, especialmente, pizzas de massa fina, na boa tradição napolitana. Contudo, o La Bella Vita não é uma simples pizzaria.

É também um espaço com estilo e requinte, que combina bem com a atmosfera descontraída e cosmopolita de Porto Covo, assumindo-se como uma óptima alternativa a todos os que querem experimentar outra coisa além do peixe ou que procuram apenas uma opção mais leve, informal e descontraída.

Vasco da Gama, Rua Vasco da Gama, 16

O Restaurante Vasco da Gama pega emprestado o nome do navegador que é o mais ilustre filho da vila – e que é também o nome da avenida principal de Porto Covo, onde o próprio restaurante se situa. E, como a maioria dos restaurantes locais, o Vasco da Gama tem no peixe e no marisco a figura central do seu cardápio: o polvo à casa, o cação, a feijoada de búzios e o bacalhau na telha são algumas das recomendações.

Contudo, uma das especialidades do Vasco da Gama é, curiosamente, o Naco de Boi, provando que também é possível comer boa carne em Porto Covo. É um restaurante familiar, com um atendimento informal, que procura dar um twist especial à gastronomia típica local. E com sucesso, diga-se.

Leia também: 10 Restaurantes de luxo em Lisboa oferecem incríveis experiências gastronómicas

Miramar, Rua Cândido da Silva, 58


Um dos encantos – e principais vantagens – de Porto Covo é a sua proximidade com o mar. O restaurante Miramar tira todo o proveito dessa localização privilegiada, com uma vista incrível na sua esplanada à beira-mar plantada e ligeiramente elevada. É, por isso, o restaurante ideal para os dias quentes e abafados de verão.

A dieta mediterrânea molda o menu, onde o peixe e o marisco são as estrelas do cardápio, mas em que é também possível escolher pratos de carne. Contudo, a feijoada de polvo, o camarão ou mesmo o choco frito são as nossas recomendações. Seja como for, ao escolher o Miramar para a sua refeição, escolha um dia com tempo livre, já que é um daqueles restaurantes que convida a abrandar e a demorar-se, aproveitando todos os momentos da sua refeição.

Lamelas, Rua Cândido da Silva, 55-A

O Lamelas é outra das casas de Porto Covo que tira todo o proveito da sua proximidade ao mar. Não só no menu, onde o peixe e o marisco são as especialidades do restaurante, mas também na sua vista deslumbrante. É um negócio familiar, gerido por gente da terra, o que se nota bem no carinho e na atenção que é colocada em todos os pormenores da casa, na decoração e no bem-receber ao cliente.

Contudo, é mesmo na comida que o Lamelas se destaca. Como dizem os próprios, este é um restaurante onde é possível sentir “o sabor a Alentejo”, cheio de frescura e autenticidade. É um restaurante sofisticado e com um toque especial em tudo o que faz, desde as entradas (e o gaspacho em salada é uma das que não pode perder) até à sobremesa. E, claro, a carta de vinhos é toda ela de excepção.

Caravela, Rua Raúl Marta

Numa vila piscatória e que é a terra natal de Vasco da Gama, um dos mais famosos navegadores do mundo, é mais do que normal que os restaurantes locais tenham todos nomes relacionados com o mar, com o peixe ou com temas náuticos.

O Caravela é um desses exemplos. E é considerado por muitos o grande segredo escondido de Porto Covo. É que, por se situar fora do centro da vila – e sem estar virado para o mar -, o restaurante Caravela acaba por passar despercebido a muito boa gente. Isso significa que é, por isso, uma opção geralmente tranquila para almoçar.

E onde encontra uma relação entre preço e qualidade imbatível. O menu é feito à base de grelhados, com comida para fora ou para comer na esplanada, o Caravela é quase como irmos almoçar à casa da nossa avó, com comida de tacho, feita no momento, com amor e dedicação.

Café Central, Praceta Camacho Costa, 7

Não podíamos terminar esta lista sem mencionar o Café Central, um clássico de todas as localidades de Portugal. No entanto, ao contrário do que o nome indica, este não tem nada de central. O que faz com que, muitas vezes, passe despercebido à maioria dos visitantes que passam por Porto Covo.

No entanto, esta é uma casa que vale a pena descobrir. Primeiro, porque tem para oferecer uma experiência autêntica do que é o Porto Covo e o Alentejo em geral; e segundo porque a sua relação entre custo e benefício é muito apelativa. O Café Central tem sempre prato do dia, ao melhor preço, que é um deleite para qualquer pessoa que procure comida tradicional e familiar.

Além disso, o serviço altamente informal e personalizado fa-lo sentir-se imediatamente em casa, desfrutando de toda a hospitalidade alentejana. Não há como não gostar do Café Central. Pode não ser o mais sofisticados dos restaurantes da vila, mas é sem dúvida um dos mais inesquecíveis.

Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Odisseias Logo

Add Comment

Clique para comentar

Restaurantes

  • Um dos grandes tesouros de Portugal é a sua costa, que se estende por vários […]
  • A vila de Tires, situada no concelho de Cascais, é uma das zonas da Área […]
  • O restaurante marisqueira Proa ficava em frente às praias de Matosinhos-Sul e foi […]
  • abrigo da montanha
    ABRIGO DA MONTANHA O restaurante faz parte de uma estalagem com o mesmo nome, numa […]