A francesinha, considerada uma das melhores sanduíches do mundo, é um dos pratos típicos da região norte de Portugal e, mais particularmente, da zona do Porto. O que pouca gente sabe é que alguns dos melhores restaurantes para comer uma francesinha encontram-se, na verdade, do outro lado do rio Douro, mais propriamente na cidade de Gaia. De tal forma que esta podia muito bem adotar o título de capital da francesinha.
As melhores francesinhas em Gaia encontram-se em restaurantes inesquecíveis, que se tornam pontos de referência para os amantes da gastronomia portuguesa, muitas vezes pelo uso de receitas secretas ou táticas para dar mais sabor a estas delícias.
Casa D. Amélia, Travessa do Loureiro, nº 92
A Casa D. Amélia é um daqueles restaurantes que continua a perpetuar a tradição bem portuguesa da tasca nacional, mas com um olho no futuro. A tradição e a modernidade encontram-se aqui, num particular caso de bom gosto, tanto na decoração do espaço, como na oferta do menu.
E do cardápio destaque para a francesinha, que é o ex-libris do restaurante. E para provar que é um espaço atento à contemporaneidade, a Casa D. Amélia até tem a opção vegetariana e vegan da mais famosa sanduíche de Portugal.
Tappas Café, Largo do Sandeman, Rua Guilherme Gomes Fernandes, nº 204
Dizem que o segredo da francesinha do Tappas Café está no forno. Afinal de contas, estão são feitas em forno de lenha, o que dá à sanduíche um sabor particular distinto. Não é por acaso que é um dos locais mais procurados da cidade para comer francesinha. De tal forma, que o espaço expandiu-se e até já abriu um novo restaurante na capital.
É verdade, atualmente já é possível comer uma francesinha deliciosa, confecionada em forno de lenha, tanto em Gaia como em Lisboa. E o melhor é que o preço final não reflete este pormenor único, já que uma refeição completa no Tappas Café sai bem em conta.
Café Hamburgo, Rua Joaquim Lopes Pintor, nº 176
Pelo nome da casa pode-se pensar que os hambúrgueres são a estrela do cardápio. No entanto, a francesinha do Café Hamburgo é uma das melhores de Gaia. Não é que os hambúrgueres (e os cachorros-quentes, incluindo aquele com molho de francesinha) fiquem atrás, mas a francesinha é uma das mais elogiadas de toda a cidade.
Há quem diga que o segredo é a batata frita, já que é caseira. Nada de batatas congeladas, o que dá um toque artesanal e quase familiar ao prato. Por isso, o Café Hamburgo tanto dá para um almoço rápido e informal, como para um jantar de grupo ou a dois, mais demorado.
Leia também: 10 restaurantes baratos no Porto que vão surpreender o seu paladar
Francesinhas da Rasa, Rua Pinto Aguiar, nº 16
O nome não deixa mentir: o Francesinhas da Rasa é um restaurante especializado em, precisamente, francesinhas. Por isso, o seu menu inclui várias variações desta sanduíche: além da tradicional, pode optar por uma francesinha com ovo, de kebab e muito mais.
O Francesinhas da Rasa oferece ainda uma série de pratos típicos e petiscos para picar ao longo da noite ou então pode encomendar para levar, aproveitando o take-away.
Contudo, o grande destaque da casa vai para a sua francesinha picante. Para quem gosta de pratos mais… quentes, a Francesinhas da Rasa tem a melhor francesinha picante de toda a cidade de Gaia e, quem sabe, talvez dos arredores.
Café S. João, Rua Delfim Lima, nº 1955
Diz o mito urbano que a alheira foi criada pelos novos cristãos no final do século XV, para enganar aqueles que queriam confirmar a sua conversão ao cristianismo: ao criarem um enchido com carne de aves, enganavam os mais desatentos como se estivessem a comer porco.
Aconteceu mais ao menos o mesmo no Café S. João, um dos melhores restaurantes para provar uma francesinha em Gaia: ao notar que os clientes evitavam o restaurante na sexta-feira de Páscoa, por não poderem comer carne, o proprietário criou uma francesinha de pescada e outra vegetariana.
E estas variações são tão deliciosas quanto a receita original, o que faz com que muita gente se desloque de propósito ao Café S. João só para as provar.
Pode interessar: As 5 melhores roulotes no Porto para matar a fome a qualquer hora
Offline, Rua Pádua Correia, nº 273
Se perguntar nas ruas de Gaia qual o melhor restaurante para comer uma francesinha, o mais provável é que oiça o nome do Offline. Na verdade, este é um restaurante em que toda a carne é altamente recomendada, como é o caso da espetada de vitela ou o popular prego no pão especial, preparado com carne de Lafões.
Por isso, não é de admirar que a sua francesinha seja também uma das melhores de toda a cidade, em que a carne de lombo de boi mal passado faz toda a diferença. É, sem dúvida, uma francesinha única.
Locanda, Travessa do Buel, nº 40, Canelas
Também no Locanda, as francesinhas são confecionadas em forno de lenho, o que significa que estas chegam à mesa gratinadas, com o queijo derretido e ligeiramente tostado. Não admira, por isso, que seja um restaurante onde os calzones e as pizzas sejam as outras estrelas do cardápio.
São sempre picantes, o que faz com que a cerveja seja aqui também um importante complemento da francesinha. O Locanda situa-se em Canelas, no município de Vila Nova de Gaia, o que lhe permite integrar esta lista.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment