Aveiro, conhecida popularmente como a Veneza de Portugal, é um dos segredos bem guardados do nosso país. É que, apesar de tudo, continua a ser um destino turístico ainda com muito por descobrir. À beleza natural, à história e à cultura da cidade, junta-se ainda a boa mesa com os melhores restaurantes de Aveiro a destacarem-se. A gastronomia típica Aveirense é muito mais do que os famosos ovos moles.
Entre o bacalhau e a vitela, Aveiro destaca-se por saber conjugar como poucos outros territórios nacionais o melhor do mar e da terra. Talvez devido à sua posição privilegiada, Aveiro é uma cidade onde não só se come bem, como também barato. A relação entre custo e benefício é extremamente competitiva e são poucas as cidades onde podemos afirmar isso com tamanha categoria.
Por isso, se está de passagem por Aveiro ou a planear umas férias na cidade, damos-lhe uma ajuda onde comer. Fizemos um périplo pelos estabelecimentos aveirenses e elegemos aqueles que são os melhores (e os mais baratos) restaurantes de Aveiro.
O Batista do Bacalhau, Rua padre Américo Areias de Vilar
O bacalhau, o fiel amigo dos portugueses, tem uma ligação estreita com Aveiro. Afinal de contas, as primeiras grandes comunidades piscatórias a partir para a pesca do bacalhau nos mares do norte eram daqui. Não é por acaso, portanto, que encontra no Museu Marítimo de Ílhavo tudo sobre esta tradição que ocupou gerações de aveirenses.
O Batista do Bacalhau será, porventura, o restaurante que melhor tributo presta ao fiel amigo dos portugueses, aquele de quem se diz que existem 365 receitas, uma pra cada dia do ano. Aqui, a especialidade é o bacalhau à lagareiro, mas O Batista do Bacalhau é mestre nesta arte: pataniscas, lascas, no forno… E tudo isso complementado com um serviço impecável, de alto profissionalismo e rapidez.
Legado da Ria, Rua Trindade Coelho, Nr. 11
Com uma posição privilegiada, junto à ria de Aveiro, o restaurante Legado da Ria é um dos melhores da cidade não só para experimentar o bacalhau, mas todo o tipo de peixe. Afinal de contas, estamos a falar de uma cidade com uma forte tradição piscatória e isso continua a sentir-se à mesa.
Com uma decoração moderna e sofisticada, o Legado da Ria é um restaurante em que o peixe e o marisco é a especialidade da casa, mas que também tem carne no menu.
Ostras, ensopado de enguias ou o bacalhau com natas são algumas das recomendações de um menu que tem sempre em atenção o mais fresco peixe do mercado. Tudo isso com um serviço de enorme exigência, que não deixa os seus créditos por mãos alheias.
Casa Caetano, Albisqueiros, Alvarenga
Se o bacalhau é uma das principais atrações culinárias de Aveiro, a carne de vitela não lhe fica atrás. Ainda por cima, estamos a falar de uma carne que foi consagrada com a Denominação de Origem Protegida, em 1994 – falamos da Raça Arouquesa.
Por isso, para encontrar o melhor restaurante de Aveiro onde comer vitela tem que se dirigir até Arouca, local onde se situa a Casa Caetano. É um restaurante de carne, onde se destaca o tradicional bife de Alvarenga e de vitela arouquesa.
É uma casa única, porque ainda utiliza um forno dos antigos, aquecido a lenha, que dá um gosto especial e particular à carne. É um restaurante para ir com tempo e se perder a deliciar com sabores que nunca experimentou antes. E a carta de vinhos só contribui para refeições longas e inesquecíveis.
Ramona, R. Eça Queirós 12
Jáque falamos de carne, que tal uma opção que nunca falha: os hambúrgueres. Cada vez mais requintados e especiais, a arte do hambúrguer tem crescido no nosso país nos últimos anos, assumindo-se cada vez mais como uma opção rápida, económica e deliciosa que não escapa aos melhores restaurantes de Aveiro.
O restaurante Ramona é a prova viva disso. Situado no centro de Aveiro, tem um menu para todos os gostos, onde pode inclusive personalizar a lista de ingredientes que coloca no pão. No entanto, o destaque vai inteirinho para o molho das batatas fritas, que é provavelmente um dos melhores que terá oportunidade de provar na sua vida. De comer e chorar por mais!
A Tasca dos Confrades, Rua dos Marnotos, 34
A Tasca dos Confrades é um restaurante que soube adaptar-se aos tempos, casando tradição e modernidade. Com isso, assume-se como um dos estabelecimentos mais consensuais de toda a cidade de Aveiro.
Além disso, é altamente versátil, já que é um restaurante que tanto serve para um jantar de grupo ou uma celebração de aniversário, como para uma refeição rápida ou um almoço de trabalho. Além disso, as doses são generosas e os preços em conta, com uma relação entre custo e benefício altamente competitiva.
As enguias são uma das especialidades da casa, mas há quem diga que o melhor de A Tasca dos Confrades é mesmo a sangria.
Pizzarte, Rua Engenheiro Von Haffe, 27
Para os amantes da pizza italiana, a Pizzarte é, provavelmente, a melhor pizzaria de Aveiro. Situada no centro histórico de Aveiro, é um restaurante de decoração quase minimal, que coloca toda a tenção do seu menu.
Ótima opção para toda a família, a Pizzarte tem um menu de pizzas para todos os gostos, mas também uns ótimos pães de alho para entrada e deliciosos crepes doces para a sobremesa. Não é como ir a Itália, mas é um pouco da sua gastronomia que conseguimos encontrar nesta rua aveirense.
Kyoto House, Rua Cónego Maio, 39
A comida japonesa não podia faltar também em Aveiro. Afinal de contas, após o boom dos restaurantes de sushi em Portugal no início deste ano, que os restaurantes de comida nipónica se estabeleceram em Portugal.
E Aveiro não é excepção, como seria de esperar. A especialidade da Kyoto House é, naturalmente, o sushi. Bom e barato, o restaurante tira todo o partido do peixe fresco que se encontra no mercado da cidade.
O rodízio de sushi atrai muitas pessoas à casa, até porque, para os que estão menos familiarizados com este tipo de comida, cada peça vem acompanhada com uma pequena e eficaz explicação.
Salpoente, Cais de São Roque, 83
Claro que não podemos escrever sobre os melhores restaurantes de Aveiro sem mencionar o Salpoente. É que este é o estabelecimento da cidade que mereceu o destaque do famoso Guia MICHELIN, o mais importante dedicado à restauração mundial.
O Salpoente situa-se no canal de São Roque, num antigo armazém de sal. Com uma decoração modernista e altamente estilizada, é um restaurante com uma cozinha atual, mas com detalhes de autor. Pode não se propriamente um restaurante barato, mas é certamente uma experiência que nunca irá esquecer. E vai deixar-lhe Aveiro no coração.
Leia também: 11 Melhores restaurantes à beira-mar que tem de experimentar
Rekint, Rua de São Sebastião, 119B
Apesar de ser relativamente recente, o Rekint já conquistou o seu espaço em Aveiro e junto dos gostos e preferências dos aveirenses. Com uma localização privilegiada – e uma pequena varanda nas traseiras, que é um autêntico achado -, o Rekint é um espaço agradável, com uma decoração de bom gosto, e uma carta original e de preços em conta.
O filete de atum braseado com açorda é, provavelmente, o grande destaque do menu, mas não só: ovos de codorniz, fritada de peixe ou as ostras de Setúbal são outros dos pratos que apontamos. Além disso, o serviço é também de topo, o que anda a explicar a popularidade do Rekint junto do grande público.
Musgo, Rua Tenente Rezende, galerias do Rossio 37 B
Finalmente, para terminar esta lista, destaque para o Musgo, o restaurante vegan que é a alternativa perfeita em Aveiro para todos aqueles que não têm nem a carne nem o peixe na sua dieta.
Mesmo para quem não é vegetariano, vai ficar rendido com a comida do Musgo. Bifanas de seitan, quiche de tofu, cogumelos assados ou macarrão de tofu são apenas alguns exemplos dos pratos do dia que achem o olho, o estômago e o espírito de quem almoça no restaurante.
Apesar de passar despercebido nas Galerias do Rossio, o Musgo vale bem a pena uma visita, até porque devemos todos começar a reduzir exponencialmente o nosso consumo de carne na nossa dieta regular.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment