O polvo é muito apreciado na gastronomia portuguesa, mas nem sempre é fácil de cozinhar, e cozer polvo congelado pode ser um autêntico desafio. Muitas vezes, o polvo fica duro e borrachudo o que faz com que perca o seu sabor e textura tão adorados pelos portugueses.
No que diz respeito a cozer este molusco congelado há vários mitos e verdades, mas para conseguir ter sempre sucesso basta ter um técnica fundamental que o vai ajudar sempre a ter um polvo cozido tenro.
A preparação do polvo congelado
Antes de cozer polvo congelado, é preciso descongelá-lo corretamente. O ideal é deixar o polvo descongelar no frigorífico durante 24 horas, para que não perca a sua humidade e sabor. Depois de descongelado, se quiser pode separar os tentáculos do corpo, usando uma faca bem afiada.
Corte os tentáculos pela base, segurando o polvo numa superfície plana. Corte também a parte central e dura do corpo, que não tem sabor. Pode cozinhar a cabeça com os tentáculos, pois é uma parte muito saborosa.
Outro passo importante é retirar a bolsa de tinta do polvo, se ainda a tiver. Para isso, abra a cabeça e remova as vísceras todas, lavando bem em água corrente. A bolsa de tinta pode ser usada para fazer arroz ou molho de polvo, mas deve ser removida antes de cozer o polvo.
Receita para cozer polvo congelado
Ingredientes necessários
- 1 polvo congelado
- 1 cebola
- 1 cabeça de alho
- 1 folha de louro
- Azeite a gosto
Modo de preparação
- Reúna todos os ingredientes que vai usar. Descasque a cebola e separe os dentes de alho da cabeça. Deixe o polvo descongelar no frigorifico ou, se tiver menos tempo, à temperatura ambiente.
- Leve ao lume uma panela com bastante água e deixe ferver.
- Com a água a ferver, mergulhe com cuidado o polvo nela pelo menos três vezes, de modo a usar o choque térmico para o amaciar.
- No último mergulho deixe o polvo ficar, e junte os aromáticos. Deixe cozer até o polvo ficar macio.
Pode interessar: Medalhões de Salmão Gratinados
Cozer polvo congelado numa panela
Estes linhas que se seguem aplicam-se caso queira cozinhar o polvo ainda congelado. Um dos métodos mais comuns e simples de cozer polvo congelado é na panela, com água e alguns aromáticos. Para isso, encha uma panela com água até 2/3 da sua capacidade e leve ao lume até ferver.
Quando a água estiver a ferver, adicione legumes e ervas da sua preferência, como cebola, cenoura, alho francês, salsa, tomilho e pimenta. Deixe ferver em lume forte durante 5 minutos, para que os aromas se libertem.
Depois, junte o polvo à água e espere que volte a ferver. Baixe o lume e deixe cozinhar entre 20 a 45 minutos, dependendo do tamanho do polvo. Vá testando o nível de cozedura com um garfo, espetando na parte mais grossa do tentáculo. O polvo deve estar macio, mas não desfeito.
Retire o polvo da panela e escorra bem. Pode servir o polvo cozido cortado em fatias, com arroz branco ou de tomate, salada verde ou de feijão frade. Pode também temperar o polvo com azeite, vinagre ou limão e salsa picada.
Cozer o polvo no forno
Outro método de cozer polvo congelado é no forno, que permite obter um polvo tenro por dentro e crocante por fora. Para isso, precisa, no entanto, de passar o polvo por água primeiro para que fique cozido.
Como estamos a trabalhar com polvo congelado, o truque aqui é juntar o polvo a água ainda fria e levar ao lume com aromáticos, como uma cabeça de alho cortada, para que o polvo aqueça juntamente com a água.
Depois de cozido, pode levar o polvo ao forno com acompanhamentos, como por exemplo batatas cozidas e temperadas, para que fique com um assado todo pronto assim que terminar de o levar ao forno.
Com o polvo cozido pode cortá-lo em partes ou, se for pequeno, levá-lo inteiro do forno junto com as batatinhas. Pré-aqueça o forno a cerca de 180 ºC e leve o polvo e as batatas regados com azeite e com dentes de alho e folhas de louro a cozinhar, até o polvo estar dourado.
Sirva o polvo regado com mais azeite, sumo de limão e salsa picada. Pode acompanhar com salada ou legumes grelhados, por exemplo.
Leia também: Receita Peixe assado
Cozer polvo congelado na panela de pressão
Uma forma rápida e prática de cozer polvo congelado é na panela de pressão, que reduz o tempo de cozedura e garante um polvo macio e suculento. Para isso, coloque o polvo na panela de pressão e cubra-o com água. Adicione uma cebola inteira descascada, uma folha de louro, dentes de alho, sal e pimenta. Feche a panela e leve ao lume alto até começar a apitar.
Quando a panela começar a apitar, baixe o lume e deixe cozinhar por 15 a 25 minutos. Desligue o lume e espere que a pressão saia naturalmente, e quando tiver saído abra a panela e verifique se o polvo está cozido, espetando um garfo na parte mais grossa do tentáculo. Se ainda estiver duro, cozinhe por mais alguns minutos como se estivesse a usar uma panela normal, sem a fechar.
Retire o polvo da panela e escorra bem. Pode servir o polvo cozido da mesma forma que o polvo cozido na panela normal, ou seja, com arroz, salada ou grelhado.
Dicas para um polvo tenro e macio
Além dos métodos de cozedura que apresentamos, há também algumas dicas que podem ajudar a obter um polvo tenro e macio, independentemente do método que escolher.
Uma dessas dicas é bater no polvo com um rolo da massa antes de cozinhar, para quebrar as fibras musculares e torná-lo mais suave. Outra dica é escaldar o polvo ainda congelado em água fervente três vezes, deixando-o na água por 5 segundos de cada vez. Este choque térmico ajuda a amaciar o polvo e a soltar a sua própria água.
Também pode congelar o polvo antes de cozinhar, se ele for fresco, pois isso ajuda a preservar a sua humidade e sabor. Por fim, pode cozer o polvo com uma cebola inteira ou com uma rolha de cortiça na água, pois diz-se que isso ajuda a amolecer o polvo.
Quanto tempo demora o polvo congelado a cozer?
Como vimos acima, o tempo exato de cozedura do polvo congelado pode variar bastante, dependendo do seu peso e da forma que o escolhemos cozinhar. Para um polvo médio em água a ferver numa panela normal, podemos contar com cerca de 45 minutos até uma hora.
Na panela de pressão, este tempo pode baixar significativamente para cerca de 15 a 20 minutos, mas o tempo necessário vai sempre depender do tamanho do polvo: um polvo mais pequeno irá precisar de menos tempo, enquanto um polvo maior levará mais tempo a cozer.
O ideal será sempre ir verificando se o polvo está ou não cozido com o método do garfo descrito acima.
Como temperar o polvo para ter mais sabor
Os temperos que usamos na cozinha podem fazer toda a diferença no sabor dos pratos. O polvo é um exemplo de um alimento que beneficia de uma boa escolha de condimentos, sendo que o sal em si por norma é evitado em pratos com este molusco.
A cebola é um tempero indispensável na cozinha do polvo pois confere um aroma e um paladar deliciosos. O alho também é um ingrediente fundamental, que pode ser adicionado tanto na cozedura como na finalização do prato. Não é obrigatório, mas é muito apreciado.
O louro é outro tempero que não pode faltar no polvo, pois dá um sabor forte e marcante, que combina bem com a sua textura. Para cozinhar o polvo, os chefs recomendam ervas aromáticas robustas, intensas e duradouras. Além do louro que já mencionamos, podemos usar tomilho e alecrim,
Depois de cozido, o polvo pede ervas aromáticas mais delicadas, dependendo de como vamos servir. É nessa altura que podemos juntar salsa picada ou uma boa quantidade de coentros. A pimenta ou outro picante são opcionais, mas podem dar um toque especial ao polvo.
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment