O Frango da Guia pode ter surgido no Algarve, mas actualmente já se espalhou por todo o território nacional. Por isso, não é de admirar que já se tenha tornado numa das receitas mais queridas dos portugueses. Saber onde comer o melhor Frango da Guia é um desafio para muitos, no entanto.
Diz a sabedoria popular que o segredo está no tamanho do frango, mais pequeno que o habitual, e, claro, no molho. A receita original é um segredo bem guardado, mas cujas variações têm permitido o Frango da Guia expandir-se e espalhar-se por todo o território continental nacional.
Seja como for, a sua origem vai até à freguesia da Guia, em Albufeira, a qual empresta o nome à receita. Diz a história que o prato nasceu em 1964, por influência de um cozinheiro que havia estado em Angola.
Onde encontrar o melhor Frango da Guia
Fomos em busca dos melhores locais para comer um belo Frango da Guia em Portugal e elaborámos uma lista com os restaurantes que não pode deixar passar, caso esteja pelas imediações.
Restaurante O Teodósio
Para elaborar esta lista, não podíamos começar por outro lado que não a própria Guia. Afinal de contas, foi aqui que nasceu este tesouro gastronómico português.
O Teodósio, restaurante que tem o epíteto muito pertinente de Rei dos Frangos, pode não ter sido o primeiro, mas foi sem dúvida um dos pioneiros desta receita muito especial de frango assado.
É um espaço muito grande, com duas salas divididas por dois pisos, o que significa que é óptimo para refeições de grupo também. No entanto, se procura um espaço sossegado e tranquilo, não é este que procura.
A dose vem sempre acompanhada com a típica batata frita, caseira, e com salada à montanheira. É saboroso e crocante no ponto, sem ser quebradiço. E é, sem dúvida, um dos melhores locais em todo o país para provar o famoso Frango à Guia original.
O Rei do Frango à Guia
É o restaurante mais recente de toda esta lista, mas nem por isso desmerece um lugar de destaque. O Rei do Frango à Guia abriu apenas em Junho de 2022, na Quinta do Anjo (ou seja, na chamada margem sul do rio Tejo), e tem no Frango à Guia a sua especialidade.
No entanto, este restaurante que apresenta uma decoração moderna e estilizada tem um menu completo, que se estende pelo churrasco, onde se destaca a picanha, a salsicha brasileira ou o piano. E, como o Rei do Frango à Guia está a par de todas as tendências, disponibiliza também no menu uma opção vegan, para todos aqueles que não comem carne.
Frango à Guia
No interior do Alentejo, mais propriamente no centro de Beja, encontramos o Frango à Guia, um restaurante cujo nome não deixa enganar.
O tradicional frango assado à moda da Guia é o rei da ementa desta churrasqueira, que já conquistou o seu lugar entre as preferências dos bejenses.
E, numa região em que a carne tem um destaque especial, isso quer dizer muito. Com um atendimento personalizado e muito profissional, o Frango à Guia é um restaurante à antiga, daqueles que colocam a satisfação do cliente acima de tudo.
E quando isto se alia a uma comida de comer e chorar por mais, está ganho. Passar por Beja e parar no Frango à Guia é obrigatório!
O Ribeirinho
Também na Guia, em Albufeira, situa-se O Ribeirinho, um restaurante típico que tem na tradicional receita do Frango à Guia a sua iguaria típica. É um frango grelhado com saber e mestria, como os próprios descrevem, mas cujo segredo está no tempero.
Está aberto desde os anos 80 e, por isso, é já uma instituição algarvia. Obviamente que o seu franguinho à Guia é a especialidade, mas não podemos deixar de destacar que a grelha d’O Ribeirinho raramente falha: as febras, o bife da vazia ou a entremeada grelhada são uma óptima opção para quem quer experimentar o porco ou a vaca.
E, claro, estamos no Algarve e, por isso, não podem deixar de rematar a refeição com uma sobremesa típica da doçaria regional algarvia: parte de amêndoa, bordado serrano ou tarde de alfarroba, por exemplo.
Churrasqueira D. Duarte
Apesar de ser uma receita típica do Algarve, não se pense que o Frango à Guia só se encontra no sul do país. No norte há cada vez mais restaurantes onde é possível comer um delicioso franguinho à Guia, ou não fosse esta uma região de grande saber gastronómico.
O nosso destaque vai para o D. Duarte, uma das churrasqueiras mais antigas de Leiria. É que, para além do frango assado, há toda uma carta com base nos grelhados que não podemos deixar de apontar, incluindo uma selecção das melhores carnes maturadas, um naco de vaca galega de comer e chorar por mais e uma costela de porco grelhada a baixa temperatura.
Para comer no D.Duarte ou para levar para casa, em regime de take-away, esta é uma das casas mais bem sucedidas da cidade e onde se pode comer um dos melhores Frango à Guia do norte de Portugal.
O Forno
“Aqui nasceu Portugal” diz a inscrição à entrada do castelo de Guimarães, a cidade-berço portuguesa, onde tudo começou. Por isso, de uma forma simbólica, podemos dizer que é natural que se situe aqui um dos melhores locais para provar um Frango à Guia em Portugal.
A Casa Típica O Forno é um restaurante tradicional, que alia uma carta tipicamente nacional a um serviço de grande amabilidade e prontidão. Tudo isto num espaço de bom gosto e elegância, onde apetece estar.
Há quem defenda que é mesmo o melhor restaurante do norte do país. Talvez seja uma descrição um pouco exagerada, mas é sem dúvida um dos melhores Franguinhos à Guia que podemos encontrar em todo o território continental.
República do Frango
É claro que em Lisboa não podia faltar um restaurante com um bom Frango à Guia. Sendo a capital do país, cosmopolita e global, Lisboa tem uma oferta gastronómica extremamente variada e eclética, onde é possível encontrar praticamente todas as gastronomia do mundo. E, claro, o tradicional franguinho algarvio.
O destaque vai para a República do Frango, um restaurante em Lisboa que, como o próprio nome indica, tem no frango a grande estrela do menu. E, claro, na receita tradicional de Frango à Guia o seu ex-libris. E tem uma das melhores cartas de vinho que vai encontrar.
E o melhor de tudo é que tudo isso é a preços acessíveis, o que, tendo em conta que estamos a falar de Lisboa, nem sempre é fácil de encontrar.
Somos um Regalo
Em Sintra, localidade privilegiada do nosso país pela sua beleza natural, encontra-se a churrasqueira Somos um Regalo, um dos mais particulares locais para se comer na cidade. A especialidade é o Franguinho à Moda da Guia, que tem um toque muito pessoal e próprio, que o tornam ligeiramente diferente de todo o resto.
Mas não só. Além do frango, o rosbife ou o bacalhau na brasa são as outras especialidades da casa, que fazem com que seja muito procurada, tanto pelos locais como pelos visitantes. E, claro, não podíamos terminar este texto sem realçar uma das suas sobremesas especiais: a sopa de morango é a melhor forma de rematar qualquer refeição.
Como fazer o melhor Frango da Guia
É verdade que o melhor Frango da Guia é tradicional da freguesia homónima, na cidade algarvia de Albufeira, mas como já vimos nas linhas acima é já possível encontrá-lo espalhado um pouco por todo o território continental nacional.
É certo que o molho é o grande segredo deste frango assado, em que a ave é mais pequena que o normal, mas a verdade é que não é assim tão complicado de preparar.
Por isso, se gostaria de experimentar, apresentamos-lhe de seguida a melhor receita de Frango à Guia para fazer em casa. Simples, delicioso e, atenção, ligeiramente picante.
Frango da Guia
Ingredientes necessários
Ingredientes para o frango
- 2 frangos pequenos
- 1 cabeça de alho descascada
- 4 colheres de sopa de massa de pimentão
- 1 colher de sopa de colorau
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1/2 cerveja
- Sal a gosto
- Picante a gosto
Ingredientes para o molho
- 125 g manteiga pura
- 1 limão
- 1 dente de alho
- 1 cálice de brandymel
- 1 malagueta corada ao meio
- Orégãos
- Óleo a gosto
Modo de preparação
- O primeiro passo para esta receita de Frango da Guia é o de preparar as aves. Limpe os dois frangos das gorduras e tempere com sal a seu gosto.
- De seguida, pegue nos ingredientes da lista e coloque-os numa taça. Adicione meia cerveja no final e mexa tudo muito bem.
- Quando terminar, reserve o preparado, dividindo-o em duas partes: uma delas servirá para barrar o frango antes de assar e a outra para o pincelar durante a assadura.
- Depois de pincelar o frango com o preparo deixe repousar durante cerca de 30 minutos. Coloque-o a assar. Quando este estiver quase terminado, já em dobradinha, pincele com a segunda parte do preparado que reservou anteriormente
- Retire-o da assadura quando estiver corante. Cuidado para não o deixar queimar em demasia.
- Agora é altura de preparar o molho. Comece por aquecer 125 gramas de manteiga pura em lume brando e, quando derreter por completo, remova a parte que flutua.
- Junte numa taça os ingredientes da lista, excepto o brandymel, e leve a cozinhar em lume brando durante meia-hora. Depois retire do lume e deixe arrefecer. Adicione agora 1 cálice de brandymel.
- O seu Frango da Guia está pronto a ser servido. Acompanhe com batatas fritas e salada de alface, tomate e cebola. Bom apetite!
Consiga experiências gastronómicas de norte a sul a preços fantásticos com o Odisseias
Add Comment